19.11.07

Polenta Cunsa DM

E eis mais uma contribuição DM. Desta vez, o Dani mandou até o histórico da receita. A Polenta Cunsa, que você confere abaixo, é uma comida do século 19, que chegou ao Brasil juntamente com os imigrantes italianos. O prato era feito com que se tinha à disposição: milho, carne de passarinhos (!), tomate, cebolinha e almeirão como acompanhamento. Para esse tempo chuvoso, não tem coisa melhor. Confiram.

Renata,
Essa é a receita que fiz hoje para prestigiar o famoso apelido do meu pai (Cláudio Mantovani, mundialmente conhecido como Polenta). A receita acompanhou um bom vinho indicado pelo meu enólogo Dom Marcel. Estavam para saborear a receita meu sogro Darcio, Bruno e Gaby, minha mãe e meu pai. Aproveite.

Polenta Cunsa para 6 pessoas:
O que usar:
Polenta
- 300 g de fubá grosso;
- 2 litros de água;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de sal;
Como fazer:
Em uma tigela misture o fubá com 2 xícaras de água. Leve o restante da água para ferver em uma panela de fundo grosso. Acrescente o fubá umedecido e mexa por 40 minutos, até a mistura se tornar homogênea. Vire em uma tábua ou travessa redonda maior que a boca da panela.













Frango
- 2 kg de sobrecoxa de frango sem pele;
- 2 cebolas cortadas em meias rodelas;
- 2 tomates picados;
- 1 maço de salsa e cebolinha;
- 4 dentes de alho esmagados;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 envelope de colorau;
- 2 copos de óleo;
- 2 latas de extrato de tomate;
Como fazer:
Ajeite os pedaços de frango em duas camadas em uma panela de fundo grosso. E vá colocando os ingredientes na seqüência em que aparecem na receita. Regue com o óleo. Leve a panela ao fogo alto por 30 minutos. Não mexa nunca, apenas verifique se o frango não está grudando. Se for o caso, pingue água. Desligue o fogo e espere mais 10 minutos para abrir a panela.

Acompanhamento:
Almeirão ou chicória
- 2 pés de almeirão;
- 1 concha de azeite de oliva;
- 1 cabeça de alho amassado;
- 1 pitada de sal;
- caldo de dois limões;
Como fazer:
Lave a verdura e pique grosseiramente. Escorra bem e passe para uma travessa ou pirex. Em uma frigideira, coloque o azeite, o sal e o alho. Frite até dourar o alho. Tire do fogo e acrescente o caldo dos limões. Mexa rapidamente e despeje a mistura sobre a verdura. Sirva imediatamente. Acrescentar alho picado e frito (já pronto).

Montagem do prato:
Faça um buraco na polenta e acomode o frango dentro dele. O prato fica muito melhor com amigos ao redor da mesa e um bom vinho.

* E surge mais um novo rótulo no Frango: Culinária DM, que pode ser Culinária Daniel Mantovani ou, se preferir, Culinária De Macho.

4 comentários:

fafá gallo disse...

Dois novos marcadores...uaauuuuu!!! Tá muito legal Rê...só precisa agora arrumar uns patrocinadores!!!
Bjo.

Flor de Sal disse...

Eu nem sei o ke dizer!!! Olhe não digo nado ... fico só a "comtemplar"!!!!

Marcel Monteiro disse...

Realmente meu compadre está cada dia melhor na cozinha...tenho que admitir... o atum estava perfeito (provei) e a polenta pelo "post" deve ter ficado ótima como de costume!!!
Parabéns... e estamos novas receitas!!!! sucesso!
Este blog está ficando cada dia melhor!

Anônimo disse...

Thank you for the auspicious writeup. It actually used to be a enjoyment account it.
Look complicated to far added agreeable from you!

By the way, how could we keep in touch?

Review my site - why not check here