6.6.08

Como descascar Avelã?

Estava eu fazendo minhas comprinhas no supermercado quando ouço um moço desesperado perguntando para uma atendente se havia "descascador" de avelã para vender. Olhei para a mão do moço e ele estava segurando uma avelã. Parei e pensei: "Gente como abre esse negócio?" Na hora passou em minha cabeça todo tipo de frutas oleaginosas que já abri ou descasquei: Nozes, amendoas, castanhas... mas avelã? Assim como o moço, eu também não sabia... Mas cheguei em casa e fui correndo pesquisar e acabei encontrando duas maneiras de descascar a tal. E fiquei confusa, alguém sabe dizer qual é a correta?

VERSÃO 1: Com uma faca, faça um corte em cruz na extremidade arredondada. Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno por 10 a 12 minutos, até dourar. Com a ajuda de uma faca, enquanto estiverem quentes descasque-as partindo do corte.

VERSÃO 2: Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno por 10 a 12 minutos, até dourar. Retire e, com um pano de prato, esfregue para soltar a pele.

5 comentários:

Flávia disse...

Como assim Fraaaaannnnn, em casa só tem avelã com casca, e agente abre com o quebra-nozes mesmo!!! Ué!!!!
Sempre foi assim...rs
Bjo, Fá.

Luciane disse...

Versão 3: bata com um martelo até quebrar.

LUCIANO LUNKES disse...

Oi fran

divertido o teu blgo...muito legal.
abra;o
luciano
www.concha-de-retalhos.blogspot.com

Laurinha disse...

Olha, a casca dura, com quebra nozes mesmo!

E a pele, é assim mesmo, forno e rola no pano, esfregando, para sair. Tem de tostar um pouco, senão, horas de trabalho minucioso!

Beijinhos,

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Imaginei que levando-as ao forno seria fácil extrair a castanha. Mas nada!!!! Elas cozinharam ou se queimaram. Sem levá-las ao forno, partir para outra experiência, só que não sai inteirinha. Uso alicate de pressão. Agora, vou me enveredar pelo que li nestes comentários: deixá-las de 10 a 12 minutos no forno. Tomara dê certo.