19.11.08

Charlotte dourada de damasco e chocolate


O que usar:
- 1 xícara (chá) de leite;
- 2 colheres (sopa) de rum;
- 1 pacote de biscoito champanhe (200g);
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g);
- 250 g de damasco;
- 1 lata de creme de leite;
- 3 claras;
- 3 colheres (sopa) de açúcar;

Como fazer:
Forre um recipiente refratário redondo com papel de alumínio. Misture o leite com o rum e umedeça os biscoitos, arrumando-os lado a lado e no fundo do recipiente. Dissolva a gelatina em uma xícara (chá) de água e leve ao fogo, em banho-maria, para derreter. Coloque no liquidificador o damasco, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Bata bem até obter um creme homogêneo. Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar até obter um suspiro firme. Incorpore o creme de damasco e mexa delicadamente. Despeje cuidadosamente na fôrma com os biscoitos e leve à geladeira para firmar.

Calda de damasco:
- 100 g de damasco;
-3 colheres (sopa) de açúcar;
- 3 colheres (sopa) de licor de laranja;
- meio tablete de Classic Chocolate Meio Amargo para decorar;
- damasco para decorar;

Como fazer:
Deixe o damasco de molho em uma xícara (chá) de água por cerca de 1 hora. Coloque o damasco e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e acrescente o açúcar e o licor. Leve ao fogo por cerca de 10 minutos, para encorpar. Coloque o chocolate picado em um recipiente refratário pequeno e leve ao fogo, em banho-mari,a para derreter. Retire, misture bem e espere amornar. Passe alguns damascos, que serão utilizados na decoração, pelo chocolate derretido e coloque sobre papel de alumínio para secar. Desenforme a Charlotte em um prato de servir. Regue com a calda. Coloque o restante do chocolate derretido em um saco plástico pequeno e corte a ponta. Faça movimentos sobre a Charlotte para formar fios de chocolate. Enfeite com o restante dos damascos, os damascos banhados e sirva.

* Essa charlotte não foi desenformada, então não foi necessário usar o papel alumínio... Uma opção para quem deseja usar uma louça bonita!

5 comentários:

A dona da cozinha disse...

Fran,
essa sobremesa me parece deliciosa.
o azedinho do damasco com o doce do chocolate é tudo de bom!
foi para minhas receitas.
b-jo,paula

Téia disse...

Fran do céu, acho que encontrei uma das receitas do meu Natal. Arrasou total, esta uma das melhores combinações e das mais finas que existem. Parabéns e bj as duas.

tati travisani disse...

hummmmmm

lu_russa disse...

amei, parece ser muito boa.

Vou fazer para o Natal...:)))

obrigada Fran !

bjos

LuRussa
www.garotinharuiva.blogger.com.br

Fran Jubran disse...

Pessoal, eu também vou fazer para o Natal, pois é muito boa mesmo essa sobremesa!
bjs