16.11.10

Esfiha do Álvaro (e da Diva)

Teve um tempo que eu assistia diariamente a Ana Maria Braga. Total falta do que fazer, é verdade, mas eu era adolescente e adorava o Note & Anote, da Record. Me divertia com os penteados esdrúxulos da apresentadora e tinha adoração pelos salgadinhos do Álvaro. Lembram? Aquele culinarista careca simpático, que passava as tardes fazendo esfihas, bolinhos, pães... Por isso, quando a Diva foi fazer esfihas para o aniversário da Laurinha e me disse que a receita era do Álvaro, tirei a máquina da bolsa e comecei a fotografar. Estava certa, a esfiha é macia que só e o recheio de carne não fica duro, do tipo unidos venceremos. E, segundo ela, a receita é boa porque o Álvaro é um dos poucos professores que dão "o pulo do gato" da receita. Conta todos os truques. Portanto, eis a receita que tirei do caderninho da Diva, com todas as anotações e dicas.
Esfiha da Diva (e do Álvaro)
Rende 50 esfihas pequenas.
O que usar:
Para o recheio:
- 1/2 kg de carne moída (peça para o açougueiro moer patinho 2 vezes);
- 1 cebola grande;
- 2 tomates grandes sem sementes e com pele;
- 1 limão grande coado;
- sal;
- cheiro verde;

Como fazer:
Faça o recheio com, no mínimo, três horas de antecedência. Misture os ingredientes e deixe a carne em um escorredor de arroz ou macarrão. A carne irá soltar bastante água. Assim, o recheio fica soltinho, não grudado. Eis o primeiro truque da Diva.
Para a massa:
- 30 g de fermento de pão;
- 1 1/2 copo (requeijão) de água morna;
- 1 copo de óleo;
- 1 col. (sopa) de açúcar refinado;
- 1 col. (sopa) de sal;
- 700 g de farinha de trigo;

Como fazer:
Em uma tigela grande junte o fermento com o açúcar. Depois, coloque a água, o óleo, o sal e misture tudo com a mão. Coloque a farinha aos poucos. Quando a mistura estiver mais seca, retire a massa da tigela e a coloque na pia. Amasse bem a massa, coloque o restante da farinha fazendo movimento de vai e vem, "rasgando a massa". Quando a massa estiver bem macia, grudando ligeiramente nos dedos, ela está pronta. Não é preciso colocar mais farinha.
Assim que a massa estiver pronta, a divida e faça 50 bolinhas, mais ou menos iguais. As deixe na pia e comece a fazer a esfiha pela ordem. Mais um truque: "Assim todas as bolinhas crescerão igualmente. Dá tempo para a última bolinha crescer também", ensina Diva, que sempre usa o mesmo pires para modelar as esfihas.
Abra a massa em um pires, coloque o recheio de carne, junte os lados da massa e modele a esfiha. Coloque em uma assadeira, com a parte lisa para cima, e pincele com gema. Leve ao forno médio-alto pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Pronto.
As esfihas da Diva são feitas em todos os aniversários da família. Em uma hora, sai do forno as esfihas mais macias de Tatuí e região. Vale a pena.

* Sim, esse blog ainda está vivo.

8 comentários:

Beta disse...

Eu tb assistia Note e Anote, naquela época a Ana Maria era bem mais simpática! Eu também adorava a Isamara Amâncio!
Essa dica do recheio da esfiha é ótima, vou testar.bjs

Eli disse...

Eu faço essa receita e é realmente divina. rs

Sabe gostaria de saber onde encontro aquele lindo recipiente em vidro no qual pode se servir sucos, pois gostaria muito de adquirir um e dei uma andada pela net e não encontrei, será que pode me ajudar?

Muito obrigada, Lica.

Nanda disse...

Naquela época do note e anote eu também era adolescente e assistia todo programa.. adorava as receitas do álvaro.. minha mãe inclusive fez essa esfiha essa semana..rss...
é a melhor esfiha que comi na minha vida....

Sandra Peres disse...

Assisti o Note e Anote um bom tempo, no final da gestação, depois só nos dias certos da Isamara e do Álvaro. Fiz muito essa esfiha, é ótima mesmo, tinha perdido a receita na separação, acho que vou fazer hj.

Beijos

angela disse...

Rê, a receita e todos estes truques são excelentes. bjs

Rê Gallo disse...

Meninas, adorei os comentários - e me lembrei da Isamara Amancio, ela tem site agora! Ela e o Álvaro, os 2 continuam dando aulas, olha que beleza.

Sandra, que bom que vc reencontrou a receita! rs

Lica, aquele vidro a Fran encontrou nas suas andanças pela rua Tabatinguera, disse que tem em várias lojas. Faz um tempo que comprou... Boa sorte. E, se achar, depois me diga o nome da loja, várias pessoas já me pediram esse contato.

Bjs!

Patrícia Vilkas disse...

Fiz essa receita e ficou uma delicia!!!

beijoss

Anônimo disse...

Onde encontro receitas do note e anote?